Curso de DP Técnico

O Curso de Técnico em Posicionamento Dinâmico se destina especialmente ao pessoal chave de manutenção de navios de Posicionamento Dinâmico (Key DP Maintenance Personnel);
Key DP Personnel: Marines, Maintenance and Industrial Mission Personnel (DPA)
De acordo com o IMCA M 117 (Guideline for training and experience of key DP personnel), Item 9. DP Vessel and Industrial Mission Familiarization
Familiarização com o tipo de operação DP:
9.11 Todo o pessoal deve estar ciente dos seguintes itens do navio/empresa:
- descrição do trabalho;
- instruções e documentos de DP;
- formulários, relatórios de DP;
- Sistema de gerenciamento de pessoal;
- Familiarização dos procedimentos do cliente;
- A importância da boa, clara e antecipada comunicação a bordo incluindo passadiço, sala de máquinas num evento de qualquer mudança no operacional e capacidade da embarcação;
Além da seção 9.1.1, o pessoal técnico de DP deve receber instruções que os familiarizem com o seguinte, incluindo, mas não necessariamente limitado a:
- estar familiarizado com todas as instruções permanentes da sala de máquinas da embarcação e operação procedimentos relacionados às operações normais e de emergência;
- A configuração correta dos equipamentos no modo operacional;
- localização e meios de operação de combustível, lubrificante, água de resfriamento, ar comprimido e outros;
- isolamento de serviços essenciais e válvulas de comutação e ações necessárias na perda do serviço essencial;
Configuração correta dos equipamentos para permitir a operação mesmo em caso de falha única, sendo automática ou manual.
- Configuração do quadro elétrico de distribuição de energia, incluindo operação com chaves elétricas, caso haja falha de equipamento;
- Compreender as consequências de falhas elétricas, curto circuito e falha de aterramento;
- Alarmes de equipamentos e as consequências dessas falhas
- Lidar com situação de blackout;
- Partida do navio com todos os propulsores funcionando e disponíveis para operação manual;
Por essas recomendações, nosso treinamento de DP Técnico, 100% EAD, genérico e teórico, baseado nos apêndices 2 e 3 do IMCA M 117.
Detalhes Técnicos como versões de software e download de log files, não são abordados, pois são características de fabricantes.
O Curso é dividido em 21 módulos gravados, listados na aba “Currículo”.
Online Assessment: 30 questões objetivas
Média: 70%.
Apresentação
Método Aplicado ao Curso
Introdução Industrial e História Básica
Apresenta marcos históricos importantes na linha do tempo de 1961 até os dias de hoje.
Compreensão das pessoas e instituições envolvidas no sistema de posicionamento dinâmico, seu grau de influência na indústria e órgão regulador.
Conceitos Básicos dos Tipos de Navios DP
Visão básica das diferentes operações operações de DP, apoio marítimo e offshore.
O Sistema de Posicionamento Dinâmico
- Graus de liberdade do navio, como o sistema de DP é capaz de controlar e monitorar os graus de liberdade do navio;
- Definição de DP, parâmetros do modelo matemático do navio DP;
- Elementos maiores e seus subsistemas;
- Kalman filter;
- Construindo o modelo matemático;
- Cálculo da corrente DP;
- Parâmetro de manutenção da posição;
- Diagrama de bloco do DP.
- Descrição genérica do sistema de networking;
- Tipo de interface serial;
- Sinal analógico;
- Sinal digital;
- Field stations.
- Definição de redundancia;
- Classes de DP; DP 1, DP 2 e DP 3.
Conceitos de Configurações para Diferentes tipos de Navio DP
- Conscientização da aplicabilidade operacional;
- Modos de DP
- Manual DP mode;
- Semi-automatic DP mode;
- Automatic DP mode;
- Auto-pilot;
- Follow target;
- Follow track;
- Weathervane;
- Riser angle monitoring.
Control System Inputs
- Gyro;
- MRU;
- Wind sensor;
- Draft sensor;
- Tension sensor.
- PRS origem;
- Testes de detecção de falhas do PRS:
- Freeze test;
- Variance test;
- Prediction test;
- Divergence test;
- Median test.
- Constelações de satélite de posicionamento;
- GNSS - Global Navigation Satellite System;
- Correção diferencial;
- Serviços diferenciais;
- Cintilação ionosférica;
- Drive off x drift off.
- Taut wire;
- Laser;
- Microwave;
- Microwave FMCW;
- DARPS;
- HPR.
- INS – Sistema inercial de navegação;
- HAIN – Sistema inercial de navegação hidroacústico.
Sistema de Energia e seus Componentes
- Sistema de energia e seus componentes;
- PMS-Power Management System;
- Vantagens e desvantagens do barramento aberto e fechado;
- Spinning reserve;
- Para que servem as proteções do barramento elétrico;
- UPS – Uninterruptable Power Supply
- Power overload control no diagrama de bloco do DP;
- Blackout recovery.
Funções de Software
Diagrama de capacidade, modo real e modo hipotético.
Sistema de Thruster e seus Componentes
- Sistema de thruster e seus componentes;
- Propulsor convencional com leme;
- Passo fixo;
- Passo variável;
- Tunnel thruster;
- Azimuthal thuster;
- Hidro jato;
- Void scheideider;
- Azipod.
Componentes Ativos e Estáticos e Testes DP e Funções do Software
- Performance, proteção e detecção;
- WCF (worst case failure);
- WCFDI (worst case failure design intended);
- FMEA (failure mode effect & analysis);
- All DP trials (FMEA proving trials, endurance trials, annual trials, mobilization trials, post incident trials, DP post modification trials);
- Consequence analysis.
- Sistemas auxiliares: (sistema de combustível, óleo lubrificante, água doce, agua salgada, ar comprimido, ar condicionado (HVAC) e ventilação);
- Redundância dos componentes ativos para DP 2;
- Redundância dos componentes ativos e estáticos para DP 3;
- Tolerância a falha;
- Sistema de segurança & possíveis falhas de design que podem degradar o sistema de DP. (sistema de f&g, sistema fixo de extinção de incêndio, ESD, QCVS);
- Falha de design ESD 0, que podem comprometer os resultados do acionamento do ESD0 (para sistemas robustos de DP).
Análise de Risco Operacional
- Planejamento de aproximação de manobra;
- Teste de deriva;
- WCF footprint;
- Rota de fuga;
- Check lists típicos de DP.
- Ferramenta de suporte a decisão;
- WSOG;
- ASOG;
- CAM x TAM.